Retratos do Samba #1 
Maé da Cuíca
 
Dele, o jornalista e pesquisador Aramis Millarch anotou a seguinte frase: "Se eu morrer amanhã, morro feliz. Tive a vida que sempre quis."
 
Maé da Cuíca é uma lenda viva. Jogador de futebol e sambista em terra de polaco. Fundador, em 1946, da primeira escola de samba de Curitiba - a Escola de Samba Colorado. Campeão do Concurso de Melhor Samba do Morro da Mangueira, em 1977, com Cartola e Nelson Cavaquinho na comissão julgadora. 

Ismael Cordeiro é personagem central da história do samba e do Carnaval na capital paranaense. 
A série Retratos do Samba, da e-Paraná (Rádio e TV Educativa do PR), destaca personalidades do gênero no estado, e conta com o apoio da pesquisadora e doutora Selma Baptista e da mestranda Caroline Blum, que documentam e estudam essa parte da história curitibana. 

O programa apresenta, em 30 minutos, uma entrevista com Ismael Cordeiro - o Maé da Cuíca. Seu belo depoimento, e os sambas que marcaram sua trajetória, conduzem a narrativa, que conta ainda com fotografias e trechos de filmes antigos, mostrando a evolução da cidade de Curitiba desde os anos 1920.

Tudo regado a grandes composições, incluindo
Não Vou Subir, de Claudio Ribeiro e Homero Réboli, que encantou Cartola. 

Assista aqui ao primeiro bloco, pra ter uma ideia.
documentários
Published:

documentários

Projeto-piloto da série Retratos do Samba, da e-Paraná (Rádio e TV Educativa do PR), com personalidades paranaenses do gênero. A partr de janeiro Read More

Published:

Creative Fields